Conta de luz da Light vai aumentar 9% para consumidores residenciais

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira um aumento de 9,09% nas contas de luz dos consumidores residenciais da Light. O reajuste será aplicado aos 3,8 milhões de clientes da empresa localizados em 31 municípios do Rio de Janeiro, a partir da quinta-feira.

O reajuste médio para os consumidores de alta tensão, que são as indústrias, será ainda maior, de 13,4%.

A alta nos preços cobrados pela Light segue a tendência observada nos reajustes aplicados pela Aneel desde o início do ano, todos acima da inflação do ano passado (que fechou 2017 em 2,95%). O diretor-geral do órgão, Romeu Rufino, demonstrou preocupação com os seguidos aumentos.

 — Tem que haver uma discussão do nível da tarifa. O grande impacto é oriundo de encargos setoriais. Essa questão precisa ser debatida. A tarifa ultrapassa os índices que medem a inflação no período. E aqui é tarifa, porque, quanto adiciona os tributos, o preço final pago aumenta. É um valor bastante significativo — disse Rufino.

Quando a conta chega ao consumidor, ele paga pela compra da energia (custos do gerador), pela transmissão (custos da transmissora) e pela distribuição (serviços prestados pela distribuidora), além de encargos setoriais e tributos.

A maior parte do aumento nas contas de luz da Light veio do reajustes nos custos de compra de energia, transmissão, encargos setoriais e de componentes financeiros. A tarifa também tem grande impacto por conta dos impostos (a maior parte de ICMS, tributo estadual)

Só de encargos setoriais — que cobrem programas do governo no setor elétrico —, os clientes de todo o Brasil pagarão R$ 16 bilhões nas contas de luz em 2018 uma alta de 22% na comparação com 2017. Enquanto isso, a inflação oficial medida pelo IBGE fechou o ano em 2,95%.

Regras especiais durante a intervenção

Na semana passada, a Light e a Enel (antiga Ampla) conseguiram, na Aneel, regras especiais durante a atuação das Forças Armadas no estado, em decorrência dos decretos de intervenção federal e de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). As empresas ficaram livres de compensar consumidor por falta de luz em áreas de operação militar.

Matéria original: https://extra.globo.com/noticias/economia/conta-de-luz-da-light-vai-aumentar-9-para-consumidores-residenciais-22483888.html

Depoimentos

Dudu Azevedo - 38 painéis – Ago/19

Dudu Azevedo – 38 painéis – Ago/19

Ator e Proprietário de Residência | Gávea – Rio de janeiro/RJ

"É importante economizar na conta, mas é muito mais do que isso, é uma escolha de vida. E quando você faz essa escolha, você está caminhando na direção da sustentabilidade, de uma melhor interação com o espaço em que você vive."

fonte: Depoimento para vídeo

César - 12 painéis – Fev/20

César – 12 painéis – Fev/20

Proprietário de residência | Nova Iguaçu/RJ

"Gostaria de tecer um elogio à equipe que esteve em minha casa instalando os painéis. Toda a equipe é muito educada e atenciosa, executando o trabalho com dedicação e conhecimento. Muito obrigado!"

fonte: Mensagem espontânea

Rafael Infante - 30 painéis – Dez/19

Rafael Infante – 30 painéis – Dez/19

Proprietário de residência | Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ

"Um passo de cada vez e vamos subindo a espiral da sustentabilidade. Somos tropicais e o Sol é Brasileiro! A energia do sol em casa no ano do Sol."

fonte: Instagram @rafaelinfante

José Loreto - 28 painéis- Nov/19

José Loreto – 28 painéis- Nov/19

Proprietário de Residência - Barra da Tijuca – Rio de janeiro/RJ

"A economia na conta de luz é só um detalhe MARAVILHOSO, quando o SOL gera energia sustentável para sua casa!!! Nenhum benefício é maior do que cuidar do nosso MUNDO!!!"

fonte: Instagram @joseloreto

Rafael Cardoso e Mari - 40 painéis – out 19

Rafael Cardoso e Mari – 40 painéis – out 19

Ator e Digital Influencer – Proprietários de Residência | Barra da Tijuca – Rio de janeiro/RJ

"Cuidar da Terra é o que motiva a nossa vida. Se todas as casas tivessem energia solar haveria muito menos impacto ambiental. Queremos ser exemplo de que é possível fazer diferente."

fonte: Vídeo Renovigi

Histórias de Sucesso