A Conta de Luz em Minas Gerais vai ficar mais cara em Junho

A partir de junho, a conta de luz mais cara em Minas Gerais. Inicialmente, a expectativa é de um aumento de 22,63% para os consumidores residenciais e de 34,4% para os industriais. Em média, seria de 25,87%. Entretanto, a agência reguladora só baterá o martelo neste índice após receber as contribuições da população sobre o reajuste.

Para os consumidores, a preocupação é dupla. Além do impacto direto no orçamento, a indústria promete repassar a alta do custo para os produtos finais. “Esse aumento é simplesmente insuportável e foge totalmente dos parâmetros que deveriam ser praticados. Vai ter impacto direto porque a indústria terá que transferir para o custo de produção e isso vai prejudicar ainda mais o consumidor final”, destaca o vice-presidente do Centro das Indústrias de Minas Gerais (Ciemg), Dale Fialho.

Os impactos no orçamento preocupam. O representante do Instituto de Cultura, Educação e Arte da Periferia, Fábio Neves, veio de Montes Claros, na região Norte, para acompanhar a audiência na capital. “Temos visto várias famílias voltando a usar velas e candeeiros porque já não conseguem mais pagar a conta de luz. Esse aumento vai agravar mais o empobrecimento da nossa região”, destaca.

O deputado federal Weliton Prado (PROS-MG) considerou o aumento proposto muito elevado, uma vez que já não existe mais crise hídrica e, segundo ele, a alta das despesas da Cemig provocada pela ativação das térmicas já foram compensadas com o sistema da bandeira vermelha. Ele também criticou a data escolhida para a audiência. “É um absurdo marcar essa audiência pública para véspera de um feriado. A Aneel fez de propósito, para dificultar a participação popular”, diz.

O reajuste faz parte da revisão tarifária prevista nos contratos de concessão da Cemig. Acontece a cada quatro ano. O objetivo é equilibrar as tarifas com base nos investimentos.

FONTE: O Tempo

Depoimentos

Dudu Azevedo - 38 painéis – Ago/19

Dudu Azevedo – 38 painéis – Ago/19

Ator e Proprietário de Residência | Gávea – Rio de janeiro/RJ

"É importante economizar na conta, mas é muito mais do que isso, é uma escolha de vida. E quando você faz essa escolha, você está caminhando na direção da sustentabilidade, de uma melhor interação com o espaço em que você vive."

fonte: Depoimento para vídeo

César - 12 painéis – Fev/20

César – 12 painéis – Fev/20

Proprietário de residência | Nova Iguaçu/RJ

"Gostaria de tecer um elogio à equipe que esteve em minha casa instalando os painéis. Toda a equipe é muito educada e atenciosa, executando o trabalho com dedicação e conhecimento. Muito obrigado!"

fonte: Mensagem espontânea

Rafael Infante - 30 painéis – Dez/19

Rafael Infante – 30 painéis – Dez/19

Proprietário de residência | Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ

"Um passo de cada vez e vamos subindo a espiral da sustentabilidade. Somos tropicais e o Sol é Brasileiro! A energia do sol em casa no ano do Sol."

fonte: Instagram @rafaelinfante

José Loreto - 28 painéis- Nov/19

José Loreto – 28 painéis- Nov/19

Proprietário de Residência - Barra da Tijuca – Rio de janeiro/RJ

"A economia na conta de luz é só um detalhe MARAVILHOSO, quando o SOL gera energia sustentável para sua casa!!! Nenhum benefício é maior do que cuidar do nosso MUNDO!!!"

fonte: Instagram @joseloreto

Rafael Cardoso e Mari - 40 painéis – out 19

Rafael Cardoso e Mari – 40 painéis – out 19

Ator e Digital Influencer – Proprietários de Residência | Barra da Tijuca – Rio de janeiro/RJ

"Cuidar da Terra é o que motiva a nossa vida. Se todas as casas tivessem energia solar haveria muito menos impacto ambiental. Queremos ser exemplo de que é possível fazer diferente."

fonte: Vídeo Renovigi

Histórias de Sucesso