Contas de luz de clientes da Enel, no RJ, terão alta média de 21,04%

Reajuste foi aprovado nesta terça pela Aneel e poderá ser aplicado a partir de 15 de março.

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (13) um aumento médio de 21,04% as tarifas de energia da Enel Rio (ex-Ampla). O reajuste começa a valer a partir de 15 de março.

O reajuste médio para os consumidores atendidos em baixa tensão, os residenciais, por exemplo, será de 21,46%. Para os consumidores industriais, atendidos em alta tensão, a alta será de 19,94%, em média.

A Enel atende a 3,1 milhões de clientes em 66 municípios do estado do Rio de Janeiro.

Tarifas da Light também encarecem

Mais cedo, a Aneel aprovou um reajuste médio de 10,36% para as tarifas de energia da Light, que atende a quase 5 milhões de unidades consumidoras em 31 municípios no estado do Rio de Janeiro.

Os aumentos aprovados para o Rio de Janeiro nesta terça-feira seguem a tendência de reajustes propostos pela Aneel em 2018, com índices bem acima da inflação de 2017 e da inflação prevista para 2018.

Um levantamento da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) feito a pedido do G1 indicou que entre 2014 e 2017, a tarifa média dos consumidores residenciais acumula alta média 31,5% no país e a estimativa é de que, ao final de 2018, o aumento acumulado chegue a 44%.

O encarecimento da conta de luz nos últimos quatro anos superou a inflação acumulada no período, de 28,86%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Matéria original: https://g1.globo.com/economia/noticia/contas-de-luz-de-clientes-da-enel-no-rj-terao-alta-media-de-2104.ghtml

Depoimentos

Dudu Azevedo - 38 painéis – Ago/19

Dudu Azevedo – 38 painéis – Ago/19

Ator e Proprietário de Residência | Gávea – Rio de janeiro/RJ

"É importante economizar na conta, mas é muito mais do que isso, é uma escolha de vida. E quando você faz essa escolha, você está caminhando na direção da sustentabilidade, de uma melhor interação com o espaço em que você vive."

fonte: Depoimento para vídeo

César - 12 painéis – Fev/20

César – 12 painéis – Fev/20

Proprietário de residência | Nova Iguaçu/RJ

"Gostaria de tecer um elogio à equipe que esteve em minha casa instalando os painéis. Toda a equipe é muito educada e atenciosa, executando o trabalho com dedicação e conhecimento. Muito obrigado!"

fonte: Mensagem espontânea

Rafael Infante - 30 painéis – Dez/19

Rafael Infante – 30 painéis – Dez/19

Proprietário de residência | Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ

"Um passo de cada vez e vamos subindo a espiral da sustentabilidade. Somos tropicais e o Sol é Brasileiro! A energia do sol em casa no ano do Sol."

fonte: Instagram @rafaelinfante

José Loreto - 28 painéis- Nov/19

José Loreto – 28 painéis- Nov/19

Proprietário de Residência - Barra da Tijuca – Rio de janeiro/RJ

"A economia na conta de luz é só um detalhe MARAVILHOSO, quando o SOL gera energia sustentável para sua casa!!! Nenhum benefício é maior do que cuidar do nosso MUNDO!!!"

fonte: Instagram @joseloreto

Rafael Cardoso e Mari - 40 painéis – out 19

Rafael Cardoso e Mari – 40 painéis – out 19

Ator e Digital Influencer – Proprietários de Residência | Barra da Tijuca – Rio de janeiro/RJ

"Cuidar da Terra é o que motiva a nossa vida. Se todas as casas tivessem energia solar haveria muito menos impacto ambiental. Queremos ser exemplo de que é possível fazer diferente."

fonte: Vídeo Renovigi

Histórias de Sucesso